O Zumbido
Você sabe o que é Zumbido?

É um problema que acomete 22% da população da cidade de São Paulo... Se extrapolarmos isso para o Brasil, mais de 46 milhões de brasileiros têm zumbido!
Muitas doenças podem causar o zumbido e em geral mais de uma causa pode estar presente no mesmo indivíduo. Por isso, é fundamental descobrir as causas do zumbido de cada paciente. Isso pode ser feito com uma avaliação otorrinolaringológica e exames complementares. Alguns pacientes necessitam de uma abordagem multiprofissional e abrangente. Curiosamente, mesmo quando não há doenças graves, o zumbido é capaz de interferir na qualidade de vida do indivíduo e de sua família.
São várias as opções de tratamento do zumbido e a escolha deve ser personalizada de acordo com as causas encontradas em cada pessoa. Hoje em dia o que não faltam são opções de tratamento para o zumbido.
O Zumbido pode ser curado? Sim!
Todas as pessoas que tem zumbido serão curadas? Não!
A maioria que tem zumbido e trata corretamente melhora do sintoma? Sim! É importante lembrar que melhorar não significa curar!
É correto o profissional dizer que vai curar o meu zumbido? Não! Não é possivel prometer tal coisa, pois a resposta varia caso a caso, de acordo com as causas do zumbido e com os tratamentos adotados.
É importante que todos saibam o seguinte: se você ouvir que não há casos de cura de zumbido, que não há tratamento para o zumbido, que não há nada a fazer com relação ao zumbido, que o único jeito é se acostumar com ele, que zumbido não tem jeito; procure outro profissional (mais capacitado! Pois você está diante de alguém que possivelmente não tem experiência suficiente para tratar o seu zumbido!)
​
O objetivo do Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido (GAPZ) é exatamente este, trazer informações corretas sobre o assunto, acolher pacientes ao fornecer conhecimento científico sobre o tema, direcioná-los ao caminho correto e trocar experiências com outros indivíduos na mesma situação que você.
